Auditoria de Garantias
Este trabalho, frequentemente, executamos em Concessionários Automobilísticos e, adaptamos, a clientes de outros seguimentos de mercado. Ele auxilia o Concessionário a realizar corretamente os registros, quando executam um serviço em garantia, facilitando a análise administrativa e técnica das peças enviadas para a montadora.
O trabalho também é voltado para os profissionais técnicos, tais como mecânicos, funileiros e eletrotécnicos, com a finalidade de relatar a estes profissionais a importância da correta identificação e prestação de informações sobre os detalhes operacionais da garantia, boletins e manual de garantia expedidos pela montadora.
Os treinamentos e consultorias de garantia envolvem todos os profissionais do Distribuidor, com o objetivo de prepará-los para operar o processo corretamente, evitando assim estornos de garantia.
Realizamos também serviços de auditoria de processos em garantia, onde serão analisados todos os processos administrativos e se estão em consonância com os boletins e manual de garantia expedidos pela montadora.
Com todos estes serviços oferecidos, os processos de garantia tornam-se ainda melhor, tanto para o concessionário, quanto para a montadora.
Abaixo descrevemos detalhadamente os serviços que prestamos:
Do objetivo.
- Sintonizar os Profissionais do Distribuidor, com as normas e procedimentos de garantias estipulados pela fábrica; e
- Preparar os profissionais para operarem os programas e sistema de garantias.
Os Documentos.
- A importância da organização dos documentos, baseando nas normas que a fábrica contempla;
- Ter conhecimento de programas essenciais para elaboração de metodologias para facilitar as tarefas do dia-dia;
- Conhecimento de documentos de garantia do veículo, assim como certificados e manuais que o acompanham;
- Divulgar os conteúdos internos que tratam diretamente ao conhecimento do analista ou processador;
- Ter conhecimento dos prazos e tipos de garantias cobertos pela fábrica; e
- Saber das condições e itens que são cobertos por garantia.
Funções.
- Explicar a importância e responsabilidade do processador ou analista de garantia;
- Reestruturar o departamento se necessário para melhoria de qualidade de trabalho e criar sistemática para facilitar os métodos dos processos diários; e
- Criar entrosamento entre todos os produtivos para facilitar o dialogo e discussões das reclamações em garantia.
Arquivos e armazenamento de peças.
- Verificar arquivos e estoque de peças em garantia;
- Criar relatórios diários para controle de entrada e saída de peças;
- Criar relatórios diários para controle do arquivo de garantias solicitadas; e
- Buscar eficiência e padronização de metodologia de armazenagem e arquivo.
Acompanhamentos.
- Explicar aos superiores à importância de gestão e organização do departamento de garantia;
- Buscar novos caminhos para resolver possíveis garantias rejeitadas; e
- Executar constantemente auditorias para corrigir eventuais falhas nos processos, buscando assim o mínimo de estorno, que significa prejuízo ao concessionário.