Auditoria em Departamento Pessoal


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Com o advento do eSocial, surgiram também muitas dificuldades das empresas em cumprir esta mais recente obrigação acessória e, em nosso ponto de vista, a mais confusa e difícil de todas.

Atrelado a isso, a crescente evolução das reclamatórias trabalhistas demandam das empresas maior zelo na documentação que regem as relações de trabalho, visando eliminar ou minimizar, em alguns casos, passivos trabalhistas.

Para auxiliar nossos clientes a eliminar as dificuldades dessa nova obrigação acessória e, principalmente, eliminar passivos trabalhistas, oferecemos a Auditoria nos processos e documentos do Departamento Pessoal, cálculos trabalhistas e demais rotinas da empresa cliente.

O escopo básico dos trabalhos compreende:

  • Acompanhamento das rotinas do departamento de pessoal, verificação e conferencia de documentos e cálculos, validação de contratos e acompanhamento de processos de contratação, demissão e pagamento de funcionários e terceirizados.
  • Para acompanhamento e controle serão elaboradas as seguintes análises, e conferencias, acompanhadas de suas interpretações, conclusões e sugestões:
  • Análise dos contratos de trabalho;
  • Análise de horários, apontamentos e controles;
  • Conferência da folha de pagamento e demais cálculos relacionados tais como férias e 13º salário;
  • Conferência do cálculo dos encargos sociais como FGTS, INSS, guias sindicais e IRRF;
  • Conferência do preenchimento das obrigações acessórias tais como GFIP, CAGED, RAIS, DIRF, entre outras;
  • Verificação da existência da CIPA e orientação para implantação;
  • Verificação da existência e cumprimento dos programas de saúde ocupacional;
  • Análise dos motivos das reclamações trabalhistas, quitação e obrigações acessórias pertinente;
  • Análise dos contratos com empresas de terceirização de mão de obra;
  • Indicação de opção por programas de incentivos fiscais como PAT e outros;