Planejamento Estratégico, Tático e Orçamentário


Planejamento_estrat_gico.png

Em épocas de grandes e constantes transformações no cenário econômico, cada vez mais as empresas necessitam de ferramentas de gestão eficientes, que possam oferecer feedback das atividades executas, principalmente no que diz respeito às falhas e dificuldades enfrentadas para atingir os objetivos de curto e longo prazo.

Utilizando-se de ferramentas de gestão consagradas, como Balanced Scorecard, nossa empresa desenvolveu técnicas de planejamento inovadoras frente ao mercado. Tais técnicas foram adaptadas ao setor automobilístico e atingiram o sucesso internacional, ao ponto de sermos, com muita honra, convidados a ministrar a palestra de abertura do XIII Congresso Internacional de Custos que aconteceu na cidade do Porto em Portugal em Abril de 2013 e reuniu integrantes de países da América do Sul e Europa. O palestrante foi um de nossos sócios e autor da técnica Sr. Everton Alves Ferrari.

Cada vez mais as barreiras econômicas são transpostas e planejar o futuro, galgar uma posição mais favorável no mercado, ser o fornecedor preferido pelos clientes, tentar limitar a ação dos seus concorrentes, reduzir custos e melhorar a gestão de negócios, passam a ser vitais para a sobrevivência de uma organização. Em um ambiente tão competitivo como os atuais, planejar a estratégia de negócios torna-se a visão central da gestão de uma organização.

Nossa empresa oferece os trabalhos de desenvolvimento de Planejamento a nossos clientes e eles são divididos em três níveis: Estratégico, Tático, e Orçamentário:

Planejamento Estratégico.
Avaliamos os ambientes interno e externos à organização e seus fatores chaves e críticos de sucesso, tal avaliação reconhecerá as cinco forças competitivas definidas por Michael E. Porter em seu consagrado livro Estratégias Competitivas: novos entrantes, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os atuais concorrentes.

Muitas empresas possuem incerteza com relação ao tamanho potencial do mercado, a natureza dos clientes em potencial e de que maneira eles serão melhor atingidos, o escopo ótimo do produto e se os problemas tecnológicos poderão ser superados. Essas incertezas devem provocar nas empresas a adoção estratégias de negócios que representam objetivo de longo prazo. As perguntas que normalmente fazemos no início do projeto de desenvolvimento do planejamento de uma empresa são:
  • Iremos sobreviver no mercado sem nenhuma estratégia de negócios?
  • O que fazemos hoje é o suficiente para garantir nosso sucesso ou, quem sabe, sobrevivência no mercado?
  • Em qual situação nos encontramos no nosso mercado?
  • Quais desafios iremos assumir para o futuro e para onde iremos?
  • Qual a posição queremos ocupar no mercado em um horizonte de 10 anos?

Em conjunto com os executivos dos clientes, procuramos alternativas para minimizar os pontos fracos e, principalmente, potencializar os pontos fortes daquela organização e que servirão como base para tornar as estratégias de negócios e objetivos a longo prazo em realidade.

Sem estratégias que orientem os objetivos futuros da organização e ações coordenadas de toda a equipe, talvez não seja impossível, mas o caminho para o sucesso será, no mínimo, muito tortuoso!


Planejamento Tático.
Após desenvolvidos os objetivos de longo prazo, iniciamos o desenvolvimento de um instrumento para verificação e acompanhamento do sucesso das estratégias de negócios. O Planejamento Tático constitui-se de um conjunto de indicadores e metas que permite verificar se as ações coordenadas entre toda a equipe sendo atingidos, consequentemente a estratégia também será. Ele é construído em cima do sistema de gerenciamento denominado Balanced Scorecard que não por acaso, Harvard Business Review publicou em 1997, que tal ferramenta, era uma das descobertas mais importantes do mundo dos negócios dos últimos 75 anos.

Adaptamos esta ferramenta ao mercado automobilístico e desenvolveremos em conjunto com os executivos da empresa os indicadores ideais que irão mensurar o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados. O Planejamento Tático é agrupado em quatro perspectivas:
  • Perspectiva do aprendizado e crescimento: os aspectos financeiros, obviamente quando se trata de empresas com fins lucrativos, são primordiais para a continuação dos negócios, porém não necessariamente os únicos pelo qual a alta administração deve concentrar seus esforços. Agregar valor futuro para uma empresa depende diretamente da sua capacidade de aprender e crescer com seus erros e com as falhas mercantis e industriais e, principalmente, em converter seus ativos intangíveis em resultados tangíveis.
  • Perspectiva dos Processos Internos: os executivos devem analisar as atividades que influenciam na pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços para os clientes, a busca pelo gerenciamento dos processos críticos influenciarão positivamente na geração de valores para os clientes e, por consequência, para a perspectiva financeira.
  • Perspectiva dos Clientes: serão mensurados fatores importantes para os clientes, tais como inovação e qualidade de produtos, logística de entrega adequada, nas quantidades corretas, nos prazos previstos e sem defeito, serviços informatizados como lojas virtuais, ou outros canais de vendas rápidas e cômodas, além do controle de custo para baixa dos preços ao cliente, podem fazer da companhia a preferida de seus clientes.
  • Perspectiva Financeira: os executivos criarão scorecards que avaliarão o sucesso da estratégia, além de ser o principal indicador para os investidores, que analisam os retornos financeiros da companhia. O objetivo principal da perspectiva financeira, por meio dos seus scorecards, é estimular as iniciativas e ações de trabalho, investir em negócios, produtos e/ou serviços que impulsionarão os resultados financeiros a longo prazo.


Planejamento Orçamentário.
O principal papel do orçamento empresarial é oferecer estrutura metodológica de medição e controle dos objetivos imediatos, de curto prazo. Imagine que a estratégia empresarial é uma escada com dez degraus, cada degrau representa um ano, o orçamento empresarial irá ajudar os executivos a mensurar se a empresa está conseguindo subir o seu degrau anual, ou não, e então deverão ser propostas novas ações para que os objetivos a curto prazo sejam atingidos e consequentemente no final, as estratégias de negócio também.

O orçamento empresarial consiste em definir objetivos de curto prazo para receitas, custos e despesas visando satisfazer os anseios dos acionistas na lucratividade e a rentabilidade do capital investido.

O planejamento orçamentário é desenvolvido a nível departamental, cada área de negócio possuirá metas e objetivos, tal metodologia possibilita a análise micro e macro do negócio:
  • análise micro: facilita a análise dos possíveis desvios de cada área em relação aos objetivos estabelecidos e facilita na implantação de ações corretivas focadas ou direcionadas;
  • análise macro: unificando os objetivos específicos de cada área de negócio, tem-se o objetivo global do grupo de empresas, que possibilitarão analisar os problemas “crônicos” de toda organização.